quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CEF 510: Uma Escola Viva

CEF 510: UMA ESCOLA VIVA!

Tudo começou nove anos atrás. Era nove de abril de 2001 quando surgiu o Centro de Ensino Fundamental 510. Uma escola criada para atender a comunidade local e sua demanda significativa de crianças em idade escolar. Seguindo a urgência em atender seu público, a escola foi construída em caráter provisório: de madeirite. Forma existente até o presente momento, embora existam promessas de construir uma escola de alvenaria, conforme merece esta comunidade.
Desde então, a escola tem abraçado a comunidade. Preocupa-se com o educando em sua totalidade, respeitando – o como ser humano e se propondo a ser suporte ao seu desenvolvimento afetivo - emocional, cognitivo, físico e social. Sabe de sua relevância na comunidade e por isso jamais se omitiu de suas responsabilidades. A escola não só acolhe seus educandos, mas também sua família e sua comunidade.
Os projetos desenvolvidos priorizam sempre o educando, em oferecer a eles todos os elementos possíveis para o seu desenvolvimento. Dentre os que se tornaram referência destaca-se: Todos temos um jeito especial de ser, que nasceu da necessidade de difundir o respeito às diferenças numa escola que acolhe as necessidades especiais de seus educandos, trabalhando com cada uma delas de modo diferenciado, de acordo com suas limitações, sem menosprezá-los, mas os incluindo no processo educativo da escola.

Este projeto rendeu e continua a render bons frutos e uma convivência saudável, pautada no amor, companheirismo, cooperação e solidariedade. Assim a escola tornou-se um lugar agradável a todos, um local sem espaço para o preconceito. Formando cidadãos mais conscientes e tolerantes ao próximo, independente de qualquer situação.
Outro projeto desenvolvido é o Ler e Saber, que proporciona aos alunos contato com os diferentes tipos de mundo, suas realidades retratadas nas páginas de livros, com todo o universo imaginário, a magia das letras, o encantamento de cada personagem, a fantasia infantil. Valorizando a leitura e formando leitores, a escola contribui com a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
O Centro de Ensino Fundamental 510 preocupa-se não só com seus educandos, mas com toda a comunidade escolar e realiza com freqüência festas abertas a comunidade, prestando serviços aos moradores locais. A festa da Família é um exemplo de como a escola interfere no meio em que atua. Oficinas de artesanato, sabão líquido, lazer, cultura e prestação de serviço se unem para atender também aos pais dos alunos.



A escola ainda abre suas portas para a comunidade que realiza reuniões comunitárias, catequese e bazar nos finais de semana e ainda cede seu espaço para o ensaio de um grupo de dança de hip hop, formado por ex - alunos da escola, que se apresentam durante o intervalo, dois grupos de axé, um de break. Reforçando assim, o lado cultural da comunidade.


Ainda no CEF510, as portas são abertas para o funcionamento da Alfabetização Solidária como também à Pastoral da Criança, que realiza o trabalho de pesagem das crianças da comunidade e quinzenalmente para a realização de Oficinas ministradas pela própria comunidade beneficiando a si mesmo. Em um futuro breve atenderá a um grupo local de adolescentes por meio de um projeto já firmado com a Universidade de Brasília.
As dificuldades existem. O espaço físico é pequeno para comportar os 1283 educando e todo o seu corpo docente. Os madeirites que correspondem às suas paredes e tetos são responsáveis pelo calor excessivo que prejudicam a aprendizagem dos educandos. A realidade financeira também é um entrave para se realizar todos os sonhos que se deseja para esta comunidade;
Apesar de tudo que limita o trabalho pedagógico desenvolvido, a escola não se intimida, pelo contrário, vale-se de sua arma mais preciosa para lutar por esta comunidade, que os anos ensinaram a amar: Seu recurso humano, que move, alimenta e desenvolve. Que se doa, investe e acredita. Que experimenta, ensina e aprende.
O Centro de Ensino Fundamental 510 é, indubitavelmente, uma escola que serve, um espaço que transforma, um local de vida.

3 comentários:

  1. Independente das dificuldades que enfrentamos durante o ano letivo nossa escola propicia a todos nós momentos de prazer, amor e companheirismo. Somos reconhecidas por nosso trabalho, esforço e dedicação em formar cidadãos. Andérie

    ResponderExcluir
  2. Trabalho no CEF 510 desde 2001 quando esta escola foi fundada, desde então esperamos a construção de uma escola com melhor estrutura para comportar ainda melhor alunos e servidores,mas sei que não existe nenhum outro lugar para se trabalhar com tanta harmonia e compromisso com a educação de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Meus filhos estudaram 4 anos nesta escola, apresar da estrutura ser ruim, os profissionais são capacitados, comprometidos com a aprendizagem dos alunos e com o bem está da escola em geral.maria aparecida

    ResponderExcluir